Passeio histórico em Brotas a Capital do esporte de aventura

Um passeio histórico em Brotas

Vamos curtir um passeio histórico em Brotas?

Que somos conhecidos como a Capital da Aventura, já não é novidade. Mas que ela possui fatos históricos importantes, como o desenvolvimento da cidade na época do café, o pioneirismo na eletricidade e muitas outras situações que pouca gente sabe.

Só para aguçar um pouco mais sua curiosidade, você sabia que Brotas quase se tornou a capital do estado de São Paulo? Isso mesmo, um projeto chegou a  ser votado na Assembleia Legislativa, mas não foi aprovado. Essa é apenas uma das curiosidades sobre a história de nossa cidade.

Basta sentar em um banco de praça, encontrar com algum morador local mais antigo e engatar uma boa conversa. Você irá conhecer muitos causos, anedotas e muito sobre a história de Brotas.

E para saber mais sobre toda essa caminhada da Capital da Aventura, nada melhor que conhecê-la de perto. E um passeio histórico em Brotas é como voltar ao tempo, para sentir a realidade da época.

Confira dicas para um passeio histórico em Brotas

Largo da santa Cruz e Casa das Máquinas – Onde “tudo começou”, em uma das entradas do município, onde se encontra a Capela de Santa Cruz. No local podemos entender bem a arquitetura da época olhando as construções dos prédios. Salvos alguns que passaram por reformas, a grande maioria ainda preserva as características da época de sua fundação.

Próximo ao largo, está o Parque dos Saltos, que abriga uma das construções mais antigas: a Casa das Máquinas. Antiga usina de energia elétrica da Antiga Companhia Força e Luz de Brotas que foi responsável por gerar energia na cidade antes mesmo da capital São Paulo! Isso ocorreu em 1911. Por volta de 1970 ela foi desativada, e hoje só restou o prédio, recentemente restaurado e aberto a visitação. Dele você temos uma vista incrível das quedas do Parque dos Saltos, as maiores quedas do Rio Jacaré Pepira.

Museu do Café – Centro Cultural – Outra curiosidade sobre Brotas, que foi no passado uma cidade do “café”. Nessa época foi marcante a chegada de imigrantes italianos, que trabalhavam nas lavouras de café.

Sua exposição tem como objetivo mostrar suas origens. Destaca o período cafeeiro, principal responsável pela formação urbana e social local. E lá você poderá descobrir mais dessa época, sendo uma das opções de um delicioso passeio histórico em Brotas. Fica bem no centro, próximo da Praça Amador Simões e da Escola Francisca, dois marcos da história brotense.

Um pouco da História e cultura de Brotas no Cine São José e Estação ferroviária

Parte da história também passa pelo Cine São José. Ele que teve sua primeira sede na Avenida Rui Barbosa, e se chamava “Cine Avenida”.  Seu novo nome foi uma homenagem ao santo de devoção da família do antigo proprietário. Por coincidência, todos os proprietários posteriores tinham José em seus nomes.

Anos mais tarde, passou a funcionar na Praça Amador Simões, sendo vendido logo em seguida. Atualmente o Cine São José pertence ao ilustre Cantor Daniel, que adquiriu e restaurou seu prédio, preservando assim sua arquitetura rica em detalhes e presenteando a população com essa incrível atração. É uma dica valiosa de um bom passeio histórico em Brotas.

Estação Ferroviária – A Estação Ferroviária Brotensepreserva sua arquitetura original, sendo um local de pura nostalgia para os amantes das ferrovias. Durante inúmeras décadas os passageiros desembarcavam em Brotas, de trens vindo de grandes cidades e municípios de toda a região. É também um pedaço da história brotense. Para aumentar o clima de nostalgia, a rua que dá acesso à estação é feita de paralelepípedos, assim como no século passado.

Veja mais da história do Município.

Estes locais são abertos ao público e grátis, com exceção das seções de cinema (claro).

Icone para acesso ao WhatsApp