Parque dos Saltos

O Parque dos Saltos está localizado próximo ao centro da cidade de Brotas, mais precisamente no Largo da Santa Cruz que conta com uma linda paisagem do Rio Jacaré Pepira a disposição.

São várias quedas d’água em meio a uma margem com mata ciliar preservada.

É possivel entrar no Parque dos saltos pelas duas margens do Rio Jacaré, do lado direito há uma escadaria rústica feita de pedras que desce margeando as quedas, após as quedas há uma ponte onde se pode atravessar o rio e chegar a casa de máquinas. Do lado esquerdo há uma canaleta por onde corria a água para a geração de energia e uma calçada ao lado, a uns 200 metros a frente há uma escadaria que desce para a antiga casa de máquinas que funcionava a antiga hidroelétrica.

Temos uma ponte pênsil que cruza o Rio Jacaré bem em cima da barragem, pouco abaixo encontramos a antiga Casa das Máquinas. A antiga usina hidroelétrica, foi responsável por gerar energia na cidade antes mesmo da capital São Paulo! Isso ocorreu em 1911, com o nome de “Usina Parque do Jacaré”. Por volta de 1970 ela foi desativada, e hoje só sobrou o prédio, recentemente restaurado e aberto a visitação. Dele você terá uma vista incrível para as quedas do Parque dos Saltos e poderá tirar fotos em cachoeira.

Com certeza uma paisagem que vale a pena contemplar!

Aproveite para tirar muitas fotos e compartilhar em suas redes.

Localização do parque dos saltos: 

Rua Alfredo Mangilli, S/N – Santa Cruz, Brotas – SP, 17380-000

A 300 metros da Brotas Rafting.

* Visitação gratuita.

Icone para acesso ao WhatsApp